segunda-feira, setembro 17, 2012

Escondidinho

 Fazia tempo que estava para preparar um escondidinho. Como sobrou 500g de carne de sol da "Feijoada da Antônia", achei que era a hora. Juntei algumas dicas da Internet e o resultado foi o descrito abaixo, mas atenção, o processo leva tempo pois tem o cozimento da carne e do aipim:

Ingredientes:
- 500g de carne de sol salgado (especialmente trazida de Sampa pela cunhada)
- 2 cebolas
- 4 tomates pelado (sem o suco)
- 4 dentes de alho
- 2 latas de creme de leite (nestlé)
- 1 Kg de aipim (descascado)
- 2 colheres de sopa de manteiga (aviação sem sal ou manteiga de garrafa)
- 250g de queijo cremoso (catupiry)
- queijo parmesão
- sal, pimenta preta e molho de pimenta

Preparo:
Carne:
Dessalgar a carne deixando-a em água na temperatura ambiente por 30 minutos,  trocando a água por 3 vezes. Depois ferver a carne com bastante água. A carne estará pronto quando você conseguir desfia-la apenas passando um garfo. Deixar esfriar um pouco e desfiar retirando a gordura em excesso. Numa panela, refogar a cebola e o alho com um pouco de azeite de oliva .  Quanto estiver transparente mas não dourada, colocar a carne desfiada, fritar mais um poco e adicionar o sal, pimenta do reino e umas gotas do molho de pimenta. Reservar.

Purê de Aipim:
Em outra panela, ferver o aipim até que se abra e fique bem macio. Reservar um pouco da água da fervura. Espremer o aipim com a manteiga até ficar uma pasta. Misturar  o creme de leite e um pouco da água da fervura até ficar uma pasta uniforme (podem existir uns pedacinhos de aipim que não cozinharam por igual).

Montar o escondidinho numa travessa refratária com uma camada do purê de aipim (1 dedo), uma camada da carne de sol, uma cobertura de queijo cremoso e mais uma camada de purê de aipim. Finalizar com o queijo parmesão. Levar ao forno para gratinar. Quando pronto, decorar com pimenta vermelha cortada em rodelinhas.


0 comentários:

Postar um comentário