domingo, dezembro 20, 2015

Lasanha do Fábio

Molho: . 3 latas de tomate pelado- ou a quantidade de tomates sem pele e sem sementes que o equivalha - no mínimo. uma lasanha grande, cogite usar mais, eu uso bastante. . 2 dentes de alho esprimidos . pimenta do reino moída na hora, sal e açucar . manjericão e/ou orégano Refogue o alho com azeite até soltar o perfume, junte com os tomates dando aquela esmagada sem deixar o molho tão uniforme (meu gosto). Fogo médio/baixo. Não tenho medidas pros sal / pimenta do reino / açucar, mas sempre acerto o ponto, rsrs. Costumo por uma pitada de sal pra cada lata de tomate. Na dúvida, erre pra menos no sal e na pimenta do reino e experimente até achar seu ponto. O importante é que seja um molho com sabor de tomate, parece óbvio, mas eu encontro isso tão facil por aí. O açucar é pra acertar a acidez do tomate. Eu até ponho um pouquinho mais do que precisa, pois geralmente com essa base eu uso com espagueti e geralmente as pessoas usam queijo ralado no prato, que é bem salgado e equilibra o paladar no final. Mexa sempre, até os sabores estarem bem acertados. Comigo vai entre 15 a 20 minutos. Geralmente, nos últimos 5 minutos, costumo por tomate cereja picado. Por não cozinhar tanto fica uma diferença de textura que eu gosto muito. Mas lembrando que esse tomate adoça um pouco o molho. Pra finalizar, manjericão fresco ou orégano já com o fogo desligado . Essa é a base pro molho de tomate que eu uso pra qualquer coisa. Vario, às vezes, colocando alcrim pra carnes ... ou aquele mexicano, onde vai coentro no final (te mando a receita à parte) Massa: só gosto de grano-duro, pois acho que a massa tem que ser percebida no paladar. Agora não lembro das instruções da caixa, mas é só seguir os tempos à risca que fica perfeita. Queijo: Muzzarela de búfala rasgadas na mão bem grosseiramente. Vai bastante mesmo, seja generoso. Montagem: é o passo (ainda) mais simples, unto com pouco de azeite, e vou alternando molho, massa, molho com muzzarela, massa, molho com muzzarela, massa (...) e na última camada vai massa, molho e queijo parmesão ralado grosso cobrindo tudo, pra gratinar de verdade. Agora é só felicidade.

0 comentários:

Postar um comentário