domingo, março 01, 2020

Enfim Pizza Napolitana

Depois de inúmeras tentativas consegui um resultado aceitável para uma pizza napolitana.

Massa:
450g de farinha (usei uma mistura de 200g de farinha italiana com 250g sêmola grano duro italiana)
250ml de água gelada
2g de fermento biológico fresco
10g de açúcar
12g de sal
7,5 ml de azeite de oliva

Dilua o sal, açúcar e o fermento BB a água gelada. É importante a água ser gelada para retardar a ação do fermento.
Adicione o azeite de oliva e misture
Adicione a mistura de farinha aos poucos e vai misturando.
Quando começar a ficar com consistência de massa, faça o movimento de empurrar a massa com o início da Palma da mão para esticar a massa e em seguida dobrar  a parte esticada. Este movimento, ao invés de sovar ajuda na elasticidade da massa na hora de abrir. Faça este processo por 20 minutos. A massa não deve estar mais grudenta e nem ressecada ou quebradiça.
Coloque a massa num pote onde ela tenha espaço para dobrar de tamanho e tampe.  Deixe o fermento trabalhar por 2 horas (se for um dia muito frio, coloque o pote no forno desligado.
Depois corte a massa em 4 partes iguais, faça bolas cuidando para não sovar a massa. Coloque as bolas (tamanho de uma bola de tênis) num ponte fechado com plástico filme e tampa. O pote tem que ter tamanho suficiente para cada bola dobrar de tamanho. Deixar descansar por 8 horas.
Depois é só abrir os discos deixando um borda uniforme. Link com técnicas para a rir a massa:
https://youtu.be/4DjSG-QeOpk
Lembrando de sempre trabalhar esticando a massa e nunca sovando.
Se for assar Assar a pizza em forno doméstico , eu recomendo assar por um minuto no forno pré-aquecido em temperatura máxima.

Para o molho, amassar os tomates pelados de uma lata com a ponta  dos dedos, adicionar duas pitadas de sal e pimenta preta moída a gosto. Colocar no centro da massa e espalhar em movimentos circulares com a parte convexa da colher.

Adicionar o queijo de búfala e folhas de manjericão e comentar  cobertura de sua preferência. Cuidado com o tempo de cozimento de cada item da cobertura.

No forno doméstico é vem difícil conseguir aquela bordinha com a cor marrom. O que eu faço para melhor a aparecia é no meio do processo de assar passar um azeite de oliva na borda.

Boa sorte.

0 comentários:

Postar um comentário