domingo, agosto 07, 2022

Filé com Cogumelos by Ricardo - JB2022

 Para o cogumelos:

1 bandeja de Paris ou Portobelo em natura

1 punhado de Porcini seco (achei no SAMs)

2 dentes de alho picado (antes de picar eu corto o alho no meio e tiro a parte do meio, tipo um bulbo)

2 folhas de louro

Azeite de Oliva

25g Manteiga sem sal (gosto da aviação)

1 taça de vinho branco seco


Hidratar o cogumelo seco

Esquentar uma xícara de água e deixar o cogumelo seco hidratando por 30 minutos. Escorrer e reservar guardando a agua.

Desidratar o cogumelo em natura

Fatiar os cogumelos depois de limpos em agua corrente em 3 ou 4 fatias, dependendo do tamanho. 

Colocar numa panela em fogo baixo com um pouco de sal até o cogumelo perder a cor opaca. Escorrer e reservar guardando a agua.


Num frigideira, colocar um fio de azeite de oliva, fritar o alho  (não deixar dourar) , colocar as folhas de louro e o cogumelo em natura já desidratado. Fritar até o cogumelo ficar dourado. Colocar o cogumelo seco hidratado, sal e pimenta preta moída e a manteiga. Adicionar o vinho branco,  deixar o álcool evaporar. Reservar.


Para o Filet:

- 400g para um scasal (ontem fiz 270g por pessoa)

- Mostarda escura (não uso a Dijon)

- 2 dentes de alhos (apenas cortados no meio sem o bulbo)

- o cogumelo já preparado

- 4 ramos de alecrim

- 250g de Nata

- 1 taça de vinho branco

- 1 dose de conhaque

- Azeite de oliva, sal e pimenta

Cortar o file em janela, 400g cada pedaço (para um casal fica uma peça só).  Temperar com sal fino e pimenta do reino moída dos dois lados. Tentei achar um video sobre este corte janela, mas não achei. Se preferis pode fazer com Medalhões ou Tornedor.  

Numa  frigideira, colocar um fio de azeite de oliva e um pouco de manteiga. Fritar levemente os alhos e metade do alecrim. Colocar o filet, sem ficar virando. Esperar até começar a aparecer o "sangue" na parte de cima. Se gostar de mal passado, este é o momento de virar, se preferir mais ao ponto, esperar mais uns 3 minutos. Virar, depois que o segundo lado selar, adicionar o preparo de cogumelo e colocar o vinho branco. Depois que o segundo lado ficou o mesmo tempo do primeiro, colocar um pouco de mostarda, o suficiente para cobrir levemente o pedaço de carne, e adicionar o conhaque. Pode flambar ou apenas deixar o alcool evaporar. Desligar o fogo e adicionar a nata. Provar o sal e a pimenta, adicionando a gosto.  Servir com uma massa (eu gosto com Rigatoni) ou com batatas assadas. Usar o resto do alecrim só para decorar. Se for massa, complementar com queijo parmesão ou Grana Padano. 


0 comentários:

Postar um comentário